Exemplos de aplicação das nossas ligas de adição (Ligas Padrão - Master Alloys)

Após décadas de experiência de produção, ainda encontramos novas aplicações regularmente. O campo é bem diverso e a extensão das ligas de adição é correspondentemente ampla. Tendo dito isto, tentaremos todavia dar-lhe uma ideia de algumas aplicações típicas.

Ligas padrão baseadas em alumínio

No mundo da forja e fundição de ligas de alumínio, as ligas de adição baseadas em Alumínio são geralmente distinguidas em diferentes grupos.

Existem aquelas que adicionadas para ajuste da composição a fim de alcançar as especificações químicas finais. Elas são frequentemente adicionadas para fortalecer a liga e portanto são muito referidas como "endurecedoras". Alguns exemplos são: AlMn, AlFe, AlCr, AlCu, AlV, etc., tanto na forma de lingote, waffle ou como pó compacto, ou seja: tabletes ou briquetes em ligas. 

Um outro grupo importante são os “refinadores de grãos”, ligas que são adicionadas para controlo da estrutura. Um refinador de grãos influencia a liga de alumínio durante o estágio de solidificação. A sua função é evitar rachaduras, combater a porosidade por contracção e aumentar a velocidade da fusão. Alguns exemplos são: Alumínio-Titânio-Bóro ou AlTiB para abreviar. Às vezes também são referidos pelas suas marcas tais como Tibor ou TiBAl. Outro exemplo é o Alumínio-Titânio-Carbono ou AlTiC para abreviar, às vezes também são chamados de Ticar ou TiCAl. Estas ligas são predominantemente usadas na forma de fio bobinado para inoculação contínua durante a fusão. Uma unidade alimentadora de fio assegura taxas de adições precisas.

Para a fundição de ligas, uma liga de adição importante é o Alumínio-Estrôncio ou AlSr “Modificador”. Os Modificadores alteram a estrutura da AlSi eutéctica do formato de agulha para um formato globular, desta forma, aumentando notávelmente a duclilidade da liga. A modificação do Estrôncio tem hoje substituído amplamente a modificação anterior do Na, e é parte essencial do tratamento de fusão moderno.

Finalmente algumas das ligas de adição são adicionadas para fins específicos, além das assinaladas acima. Por exemplo: o Alumínio-Boro ou AlB ou Boral é adicionada para aumentar a condutibilidade eléctrica do grau do alumínio EC, um procedimento frequentemente referido como tratamento de Boro. O Alumínio-Berílio ou AlBe e actualmente também o Alumínio-Cálcio (AlCa) é adicionado para minimizar a formação de óxido e espinela nas ligas de AlMg e por exemplo o Alumínio-Zirconio é usado para aumentar a temperatura de recristalização das 7000 séries de ligas.(Mais: aluminium based master alloys)

Ligas padrão baseadas em cobre

No cobre, latão e bronze, pode-se fazer uma subdivisão similar em “endurecedores”, “Refinadores de Grãos” e “ligas especiais”. Cobre-Manganês (CuMn). Cobre-Alumínio (CuAl) e Cobre-Ferro (CuFe) são adicionados para ajustar a composição. Cobre-Boro (CuB), Cobre-Alumínio-Boro (CuAlB), Cobre-Zirconio (CuZr), Cobre-Titânio (CuTi) e também em certa extensão o Cobre-Ferro (CuFe), são usados como refinadores de grãos para cobre e certos latões e bronzes. Cobre-Magnésio (CuMg), Cobre-Lítio (CuLi), o Cobre-Magnésio (CuMg), Cobre-Lítio (CuLi), Cobre-Cálcio (CuCa) e Cobre-Fósforo (CuP, PCu) são comprovados desoxidantes. Finalmente, o DHP alto fósforo cobre desoxidante é usado em chapeamentos decorativos de cobre e como camadas internas em galvanoplastia. (Mais: Ligas padrão baseadas em cobre). (Mais: copper based master alloys)

Ligas nodulares para a industria de ferro fundido

Para as indústrias de ferro fundido nodular – SG (spheroidal graphite), fazemos a liga Níquel-Magnésio, NiMg ou NiMag para abreviar. A variedade também inclui Fe e Si contendo ligas tais como FeNiMg com ou sem Ce(MM). A sua função é promover uma fonte de Mg muito consistente e confiável para a nodularização de grafite no ferro dúctil. O uso de NiMg ou FeNiMg cria menos chamas e resulta numa menor perda de Mg do que o Mg puro ou FeSiMg. (Mais: nickel/cobalt/iron based master alloys)

Aditivos para a indústria do ferro, aço e super ligas

Manufacturamos uma variedade altamente sofisticada de adição, que são usadas na produção de aços inoxidáveis, aços especiais e super-ligas para o endurecimento por precipitação, soluções sólidas fortificantes, desoxidação e dessulfurização final, eliminação de gases queimados de Nitrogénio, formação de carboneto, etc. A variedade inclui Ferro-Zircónio (FeZr), Ferro-Nióbio (FeNb), Níquel-Molibdénio (NiMo), Níquel-Cálcio (NiCa), Níquel-Nióbio / Níquel-Columbio (NiNb) e Níquel-Boro (NiB). Essas delicadas ligas devem geralmente atender a rigorosas especificações quanto aos níveis de impurezas e estão sujeitas a rígidos procedimentos de garantia da qualidade. (Mais: nickel/cobalt/iron based master alloys)

Ligas padrão baseadas em zinco

Talvez bem menos conhecidas porém não menos importantes são as nossas notáveis variedades de ligas de adição, tais como Zinco-Titânio (ZnTi) usadas para fortalecer as ligas de Zinco forjadas. Outras ligas são usadas na indústria de galvanização com o objectivo de melhorar as propriedades do revestimento de zinco. (Mais: zinc based master alloys)

Ligas padrão baseadas em chumbo

Produzimos ligas de adição para fabricantes de baterias, tais como Chumbo-Selénio (PbSe) e Chumbo-Cálcio (PbCa) para melhorar as propriedades das ligas em grades e chapas e para reduzir os efeitos de repetidos ciclos de carga e descarga. (Mais: lead based master alloys)

Ligas especiais

A KBM Affilips tem desenvolvido muitas ligas: especiais, não-standard binárias, ternárias e complexas, consultando os utilizadores finais. É importante mencionar a nossa capacidade de fabricar pequenos lotes (5-50mt) de fios de alumínio para a produção de varetas de soldadura de alumínio e fios para fins especiais tais como: lança-chamas, pulverização catódica e deposição de vapor. Uma das nossas experiências com ligas que contêm Boro é a produção de compostos de alumínio resistentes ao desgaste.

Assim sendo lhes incentivamos discutir a respeito de suas necessidades metalúrgicas, nossas capacidades são descritas mais detalhadamente em nossa página "special alloys" (ligas especiais).

Encontre o nosso representante de vendas mais próximo.

_